3 min. leitura

Envolver funcionários para reduzir o desperdício

Atrás

Como primeiros consumidores dos produtos Ferrero e primeiros embaixadores da abordagem Ferrero à sustentabilidade, a criatividade dos nossos empregados é crucial para a partilha das melhores práticas.

Cada membro da equipa de embalagens da Ferrero está empenhado em promover a mudança no âmbito da atual revolução nas embalagens. E agora, dão um passo em frente para assumir um papel mais relevante como especialistas em materiais, defensores da sustentabilidade e designers de embalagens.



Através da colaboração interna, de programas de formação e da participação em ateliers sobre sustentabilidade, estamos a reforçar a nossa energia coletiva para acelerar a nossa viagem para a sustentabilidade das embalagens. Iniciámos uma abordagem de comunicação multicanal para consciencializar os nossos empregados a nível global sobre o compromisso do Grupo Ferrero de tornar todas as suas embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis antes do final de 2025.

Storia 1

Esta iniciativa levou à geração de diversas campanhas locais que abrangem todos os nossos centros de trabalho a nível global. Nos nossos escritórios no Luxemburgo, os cestos de papéis pessoais foram substituídos por uma área específica dedicada à reciclagem em cada andar, para reduzir os resíduos gerados e para encorajar os empregados a andar até à área de reciclagem para eliminar corretamente os resíduos. Foram empreendidas ações para substituir os plásticos de uso único nos escritórios e nas cantinas, incluindo a eliminação dos agitadores de plástico para o café, substituídos por colheres metálicas ou agitadores de madeira, a eliminação total das palhinhas, a substituição das porções individuais pré-embaladas por dispensadores laváveis, e a gradual eliminação das cápsulas de café utilizando máquinas que moam diretamente os grãos de café.



Os plásticos de utilização única estão a ser substituídos por alternativas reutilizáveis. Nos nossos escritórios italianos, uma equipa empreendeu um projeto para evitar os plásticos de utilização única, começando por oferecer a cada empregado uma caneca de cerâmica. Esta iniciativa gerou uma poupança de 7000 quilos de plástico por ano. As máquinas de vending agora permitem aos empregados a utilização de canecas de cerâmica, oferecendo como alternativa um recipiente de utilização única fabricado em material compostável. Na Austrália, os empregados passaram para canecas reutilizáveis e evitaram o consumo de 1600 copos descartáveis por ano. Na Ferrero Cazaquistão, passaram a ser oferecidas canecas reutilizáveis e a utilização de talheres de plástico foi proibida no final de 2019. Também instalaram máquinas de vending nas salas de reuniões para reduzir a utilização de garrafas de plástico, e introduziram a recolha separada de resíduos nos escritórios. A Ferrero Índia também decidiu eliminar os plásticos de utilização única, incluindo copos, talheres e garrafas de água, em todos os escritórios, poupando 6500 quilos de plástico anualmente.