3 min. leitura

Aplicação de eco-design na nossa embalagem global

Atrás

A nossa abordagem ecológica ao design de embalagens desempenha um papel crucial na consecução dos nossos compromissos com a sustentabilidade. E estamos a aplicá-la para melhorar as nossas embalagens a nível global.

As embalagens representam um dos maiores desafios que a indústria alimentar e das bebidas enfrenta atualmente. Para o resolver, comprometemo-nos a tornar todas as nossas embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis antes do final de 2025. Só o conseguiremos se superarmos os nossos limites, se trabalharmos em parcerias e investirmos em investigação e desenvolvimento, e em inovação aberta, para desenvolver novas soluções de embalagens para todos os nossos produtos e atividades a nível global.



Uma das nossas histórias de sucesso consiste na redução da espessura da folha de alumínio que utilizamos para embalar os ovos Kinder Surpresa e os Kinder Coração, sem perder a qualidade esperada e a proteção conferida aos alimentos durante todos os processos de manuseamento e transporte.

Kinder Surprise

Os ovos de chocolate Kinder Surpresa são um dos nossos produtos mais icónicos, e utilizamos uma finíssima folha de alumínio para os embalar individualmente. Atualmente, a folha de alumínio tem uma espessura de 12 µmm e é considerada a melhor da sua classe. E estamos a explorar formas de a reduzir ainda mais, para 11 µmm. Esta redução representará uma poupança de cerca de 48 toneladas de alumínio por ano, quando for aplicada globalmente. A redução da espessura apresenta desafios para as nossas linhas de produção e cadeia de abastecimento, e estamos nestes momentos a avaliar a sua viabilidade industrial em linhas altamente automatizadas. Isto representa o maior desafio, mas quando for superado, a aplicação em todos os centros de produção dos Kinder Surpresa começará a escala global.



Adotaremos a mesma abordagem a uma escala mais local para avançar de projetos experimentais para realidades industriais no caso das figuras de chocolate. Um bom exemplo é a embalagem dos Kinder Coração, produzida no nosso centro na Polónia. Começámos por reduzir a espessura da folha de alumínio utilizada para embalar individualmente estas figuras e obtivemos uma redução de 30 µmm para 18 µmm, o que representa uma poupança de 11 toneladas de alumínio por ano. A folha de alumínio também passou a ser entregue no centro em bobinas, em vez das unidades singulares entregues previamente durante a fase de teste. Isto permite a otimização dos transportes e permite vantagens ambientais mais além da simples redução dos materiais utilizados.



Só estes dois projetos permitiram uma redução anual de cerca de 580 toneladas de emissões de CO2, e representam uma importante modificação para o futuro das embalagens das figuras de chocolate, à medida que nos aproximamos da consecução dos nossos ambiciosos objetivos para embalagens sustentáveis.