Empoderamento das Pessoas

DESCUBRA A NOSSA ABORDAGEM

  • AS PESSOAS DA FERRERO
  • A FUNDAÇÃO FERRERO
  • O PROJETO EMPRESARIAL MICHELE FERRERO
  • KINDER JOY OF MOVING

As Pessoas da Ferrero A Ferrero acredita que uns quadros de pessoal diversos e inclusivos são cruciais para o sucesso a longo prazo da sua atividade. Um dos seus objetivos consiste em motivar os seus empregados e melhorar a sua capacidade de tomada de decisões, a sua orientação para o consumidor e a sua envolvimento. Com mais de 35 000 empregados em mais de 50 países, temos de implicar e desenvolver todas as nossas pessoas para garantir que o nosso negócio continua a crescer e a ter êxito. Isto implica escutar e ter em conta as suas opiniões, e criar um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam valorizadas e capazes de crescer.

Os empregados da Ferrero são expostos à sua visão empresarial aquando da admissão, e ao longo da sua relação laboral a sua envolvimento é estimulada para maximizar a sua contribuição. A Estratégia de Centralidade das Pessoas da Ferrero está orientada para a criação de mudanças positivas para partes interessadas internas de três grandes formas:

  • A evolução da relação entre a Ferrero e o seu pessoal, incluindo o fomento da proatividade e da responsabilidade pelo crescimento e pelo desenvolvimento profissional através da digitalização.
  • O desenvolvimento de uma nova função e das expectativas relativas à capacidade dos diretores de linha de atuar como catalisadores da mudança, através do manifesto e programa de Excelência dos Diretores de Linha.
  • A capacitação dos profissionais de recursos humanos para o desempenho de um papel inovador e transformador como garantes dos processos, permitindo a responsabilidade e proatividade dos Gerentes.

Implicação das Pessoas O quadro e modelo de envolvimento da Ferrero está baseado no Ciclo de Vida das relações laborais. A motivação dos empregados para abraçarem a digitalização e para facilitarem uma comunicação aberta, consistente e rápida em todos os países é uma alta prioridade.

Diversidade e inclusão Os nossos empregados do mundo inteiro inspiram-nos para celebrar a nossa diversidade cultural. Queremos criar um lugar de trabalho em que todas as pessoas se sintam apreciadas e respeitadas, um lugar em que os empregados possam ser quem são e trabalhar juntos para atingir objetivos comuns. Quanto mais colaborarmos e apreciarmos a diferença, mais nos aproximamos de trabalhar numa comunidade verdadeiramente inclusiva.

O nosso programa de diversidade está centrado nas quatro dimensões de género, nacionalidade, gerações e cultura de trabalho. Aumentar o equilíbrio de género entre a nossa alta direção é uma das nossas prioridades para o futuro.

  • COMPROMETEMO-NOS A AUMENTAR EM 5% O NÚMERO DE MULHERES EM POSIÇÕES DE DIREÇÃO ANTES DO FINAL DE 2020, ESTABELECENDO COMO BASE O NÚMERO DE AGOSTO DE 2015.

Formação contínua A nível global e local, os nossos empregados têm acesso a experiências de formação online e presenciais. A partir do momento em que entram nos nossos quadros e até à sua reforma, as pessoas da Ferrero têm muitas opções de crescimento e desenvolvimento personalizado através da Ferrero University.

  • Com o tempo, esta estrutura de formação construiu três grandes pilares:
  • O início do percurso de formação: Boas-vindas à Ferrero
  • Academias de Know-How da Ferrero: O desenvolvimento de capacidades técnicas
  • Líderes da Ferrero: Tornar-se um líder
Na Ferrero, a formação é parte do nosso ADN. Como uma empresa em constante crescimento e modificação, apoiamos o crescimento e desenvolvimento das nossas pessoas.

Saúde e Segurança A Ferrero está comprometida com chegar aos Zero Acidentes nas suas atividades através da melhoria contínua e da implementação de robustos sistemas de gestão da segurança. Uma liderança visível, comportamentos seguros e a garantia de que os nossos empregados estão formados e equipados para exercer as suas funções de forma segura são aspetos básicos.

A abordagem estratégica da Ferrero garante a saúde e segurança dos nossos empregados, empreiteiros, visitantes e outras partes interessadas que possam ser abrangidas pela Ferrero, através de:

  • Padrões de segurança e ferramentas operacionais bem definidos para atividades cruciais, para garantir as condições de segurança no lugar de trabalho;
  • Avaliações de riscos para garantir que os centros e os equipamentos são concebidos, operados e mantidos de forma a minimizar os riscos;
  • A eliminação de doenças ocupacionais reduzindo a exposição no lugar de trabalho nas nossas instalações de produção;
  • Informação transparente e efetiva, mediante ferramentas adequadas de comunicação e análise de acidentes e mediante a partilha de melhores práticas e recomendações;
  • A formação e capacitação das pessoas para exercer as suas funções de forma saudável, minimizando a sua exposição a riscos e garantindo a abordagem das suas preocupações e necessidades.

A Fundação Ferrero Criada em 1983 como “Opera Sociale” por Michele Ferrero, que posteriormente a nomeou como “Fundação Piera, Pietro e Giovanni Ferrero” em honra dos seus pais e tio, fundadores da indústria da confeitaria, a Fundação foi sempre presidida por Maria Franca Ferrero. Oferecendo diversas atividades, a Fundação ajuda os idosos a viver o processo de envelhecimento como uma ocasião para descobrir novas oportunidades e valorizar o capital social do indivíduo. A Fundação tem a sua sede num complexo que lhe permite satisfazer as necessidades de cerca de 3500 empregados reformados e dos seus cônjuges, proporcionando um espaço de reuniões, ateliers, uma biblioteca, um auditório multifuncional, e espaços de exposições e para conferências médicas e clínicas. Também dispõe de uma creche com as mais recentes comodidades e tecnologias para os filhos dos empregados.

Projetos culturais A Fundação Ferrero está a tornar-se cada vez mais ativa a nível cultural, trabalhando com outras entidades locais, nacionais e internacionais, apoiando diversas ações duradouras concebidas para proporcionarem vantagens para toda a sociedade.

  • Mestrado na Universidade de Turim
  • Exposição “FuturBalla”
  • Bolsas nacionais e internacionais
  • Ciclos periódicos de conferências.

A creche “Il Nido” da Ferrero A creche da Ferrero, ativa desde 2009, pode acolher até 80 crianças, oferecendo preços especiais para empregados. Algumas atividades estão abertas para os avós da Ferrero, incluindo oportunidades para que as crianças cozinhem, façam decorações, leiam contos de fadas e cantem canções

  • 5-10% das vagas reservadas para as crianças de Alba
  • Preços especiais para empregados
  • Atividades culturais e criativas com avós

Projetos sociais A Fundação Ferrero trabalha diariamente para melhorar a qualidade de vida dos idosos, promovendo uma imagem diferente e positiva da terceira idade como um momento de apreciação em que o capital social, os valores, a experiência e a sabedoria são verdadeiramente valorizados.

  • 40 grupos de atividade
  • Ateliers criativos e culturais

Cuidados de saúde e serviços sociais A Fundação Ferrero oferece aos Seniores Ferrero (empregados do grupo com mais de 25 anos de serviço) um novo conceito de terceira idade, com o seu programa de atividades criativas, recreativas e sociais, acompanhado por cuidados de saúde e serviços sociais

  • 1.064 consultas médicas
  • 19.943 participações em cursos de formação funcional





Descubra mais em www.fondazioneferrero.it

O projeto empresarial Michele Ferrero O projeto empresarial Michele Ferrero inclui empresas comerciais para todos os efeitos: o objetivo destas empresas é, portanto, conseguir lucro. Contudo, elas atuam com espírito “social” porque visam criar postos de trabalho nas áreas menos desenvolvidas dos países emergentes.

Para além disso, estas empresas implementam projetos e iniciativas de natureza humanitária e social, que visam velar pela saúde e pelo desenvolvimento educativo e social de crianças e jovens adultos nesses países, independentemente do conseguimento, ou não conseguimento, de resultados positivos de balanço.

O projeto empresarial Michele Ferrero lançou as suas atividades produtivas em 2005 no Camerun (Yaoundé), em 2006 na África do Sul, (Walkerville/Midvaal/Gauteng) e em 2007 na India (Baramati/Pune, Maharastra).

O Projeto Empresarial Michele Ferrero

CRIAÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO

Com este compromisso, o Projeto Empresarial Michele Ferrero, orientado para as comunidades em que opera, procura não só proporcionar aos seus colaboradores uma fonte de rendimentos que lhes permita garantir o seu sustento e o das suas famílias, mas também:

  • Partilhar um forte sentido da dignidade com as pessoas trabalhadoras, oferecendo-lhes a possibilidade de serem senhoras do seu próprio destino;
  • Proporcionar formação profissional e capacitação laboral;
  • Fomentar uma cultura moderna de trabalho industrial.



O estabelecimento de centros de produção proporciona oportunidades para atividades subsidiárias que impliquem empresas locais. Adicionalmente, a produção dá preferência à utilização de matérias-primas locais, o que leva à criação de mais postos de trabalho, iniciando um círculo virtuoso de desenvolvimento económico e bem-estar para a comunidade local.

PROJETOS E INICIATIVAS SOCIAIS E HUMANITÁRIAS

Até à data, as iniciativas sociais e humanitárias em que o Projeto Empresarial Michele Ferrero se centrou estão relacionadas com o cuidado das crianças nos setores da saúde e da educação. Estas atividades incluem a reconstrução e reestruturação de creches e escolas públicas, o apoio a centros de cuidado pediátrico para crianças sem-abrigo, e seminários dirigidos a jovens adultos para os consciencializar sobre a prevenção de doenças transmissíveis.

Descubra mais em www.mfentrepreneuralproject.net

Kinder Joy of moving. Kinder Joy of Moving é um projeto internacional de responsabilidade social orientado para oferecer a alegria do movimento a todas as crianças, promovendo a atividade física e um estilo de vida ativo de forma fácil, atraente e alegre.

A alma deste programa, disponível em 36 países do mundo inteiro, consiste numa paixão pelo movimento, pelo jogo e pela amizade. Difundimos o projeto Kinder Joy of Moving através de parceiros credenciados e especialistas, que incluem quatro Comités Olímpicos, e 138 federações desportivas, associações, ministérios e universidades.

As atividades oferecidas abrangem desde programas de educação física e eventos desportivos a campeonatos estudantis e campos de atividades, e cada uma delas é concebida para promover um estilo de vida mais saudável e mais feliz através de uma abordagem alegre ao movimento e à atividade física. O programa Kinder Joy of Moving também colabora com atletas e campeões para inspirar as crianças, e apoia projetos de investigação centrados nos benefícios de um estilo de vida ativo.

O programa Kinder Joy of Moving é um projeto internacional de responsabilidade social orientado para promover um estilo de vida ativo a todas as crianças e às suas famílias, através de uma abordagem alegre à atividade física.
  • VISÃO

    INSPIRAR as futuras gerações para uma cultura de exercício físico que permita uma vida feliz.

  • MISSÃO

    FACILITAR a atividade física como uma simples prática diária para crianças do mundo inteiro.

  • OBJETIVO

    MOVER o maior número possível de crianças a nível global.

Kinder Joy of Moving, a mover as pessoas. O DIREITO A JOGAR

Já no seu 14º ano, Kinder Joy of Moving é um projeto da Kinder e do Grupo Ferrero baseado na firme convicção de que uma atitude positiva em relação ao movimento tornará as crianças de hoje em melhores adultos amanhã. Ajudar as crianças a transformarem-se em adultos saudáveis através da alegria, dos jogos e da interação social é o objetivo final do programa Kinder Joy of Moving. Mas os jogos também teriam de ser um direito fundamental de todas as crianças, a nível global, e é por este motivo que apoiamos fortemente o direito das crianças a brincarem, tal como reconhece especificamente o artigo 31 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças.

O programa Kinder Joy of Moving continua a seguir o seu caminho de responsabilidade social, consciente de que a atividade física é uma parte essencial da educação das crianças, que contribui significativamente para o seu desenvolvimento físico e para as preparar para a vida como indivíduos e como membros válidos da sociedade.

Resultados globais 2018/2019

  • 4.6 m de

    CRIANÇAS MOVIDAS* *Número de crianças que participaram ativamente nos programas e/ou eventos patrocinados pelo programa Kinder Joy of Moving.

  • 138

    FEDERAÇÕES E ASSOCIAÇÕES

  • 36

    PAÍSES

  • € 12.9 m

    INVESTIMENTO TOTAL DE 12,9 MILHÕES DE EUR

CONHEÇA MELHOR OS NOSSOS RESULTADOS GLOBAIS

O método Kinder Joy of Moving As iniciativas do projeto Kinder Joy of Moving estão inspiradas pelo programa Joy of Moving, um método educativo inovador e cientificamente reconhecido. O método Joy of Moving foi concebido para fazer com que as crianças se movam através do jogo, enquanto desenvolvem capacidades básicas em quatro grandes áreas: forma física, coordenação motora, função cognitiva e criatividade, e capacidades para a vida.

Joy of Moving muda instintivamente o foco do desempenho para a diversão, da competição para a colaboração. O programa Kinder Joy of Moving desenvolveu este método juntamente com a Universidade de Roma “Foro Italico”, com a delegação da região do Piemonte do Ministério da Educação italiano (MIUR), e com o Comité Olímpico Italiano (CONI). É o resultado de um projeto de investigação lançado em 2012, que implicou mais de mil crianças de escolas primárias, ao longo de mais de três anos. As crianças tinham a oportunidade de participar em jogos e movimento na aldeia Village Joy of Moving em Alba, orientadas por 18 licenciados em Ciências da Motricidade, formados por um comité científico de especialistas no campo. 

A experiência adquirida desta investigação foi recolhida num manual intitulado “Joy of Moving. MindMovers & ImaginAction” de Caterina Pesce, Rosalba Marchetti, Anna Motta e Mario Bellucci, uma útil ferramenta para todas as partes interessadas, quer instituições, quer profissionais do desporto e outros indivíduos.

SEJA QUAL FOR O JOGO, QUE GANHE A ALEGRIA Iniciado em 2005, o projeto Kinder Joy of Moving foi parte da Responsabilidade Social do Grupo Ferrero desde o seu lançamento em 2013, demonstrando o compromisso da empresa com o bem-estar da geração mais jovem.

Durante 2019, o projeto alargou as suas fronteiras para abranger uma nova perspetiva, mais centrada no movimento (que significa desporto, mas não só) vivido de uma forma única: fácil, atrativa e alegre. Uma evolução que provocou uma mudança de nome, de Kinder+Sport, a denominação original do projeto, para Kinder Joy of Moving, frisando uma transformação progressiva alinhada com a sua proximidade à Visão e Propósito Kinder, que apoia o crescimento com alegria. E da mesma forma que a Kinder está empenhada em oferecer pequenos mas importantes momentos de alegria às crianças e famílias do mundo inteiro, também procura, através do projeto Kinder Joy of Moving, a consecução de outro importante objetivo: proporcionar alegria às crianças através do movimento, encorajando a sua inclinação natural para serem ativas, para se moverem e para jogarem.

Num espírito de continuidade e constante desenvolvimento, a evolução natural do projeto Kinder Joy of Moving proporciona agora aos seus princípios básicos (amizade, jogo limpo, família e alegria) uma perspetiva mais ampla, mais além da competição e orientada para uma abordagem mais alegre: seja qual for o jogo, que ganhe a diversão. Joy of Moving muda instintivamente o foco do desempenho para a diversão, da competição para a colaboração. Independentemente da disciplina desportiva, do campo de jogo e do nível do desempenho ou da habilidade da criança, Kinder Joy of Moving permite que a diversão ganhe.

O projeto Joy of Moving uniu crianças, professores, pais, investigadores, membros de instituições e empresas privadas. (...) Mas o verdadeiro sucesso será atingido se o projeto for capaz de lançar as suas raízes dentro e fora de nós, se for capaz de desencadear uma epidemia de alegria do movimento (...)

Caterina Pesce, editora do manual e responsável pela conceção do método

Os resultados da investigação na base do Joy of Moving. 1. Variabilidade da prática

Praticando estes jogos baseados no movimento, as crianças ganham coordenação, que é depois reforçada pela realização de atividades ao ar livre durante os fins-de-semana. O nosso método melhora não só a sua capacidade de coordenação dos movimentos, mas também ajuda a criar novas e melhores soluções motoras, porque estimula os requisitos mentais da criatividade motora, que também é muito importante para as capacidades de aprendizagem escolar. A estimulação da coordenação de movimentos também ajuda as crianças a desenvolver capacidades cognitivas, sociais e pessoais.

2. O processo de implementação

Apesar de o projeto estar orientado para a obtenção de resultados, acabámos por ficar prendados pelo próprio processo, que foi sujeito a uma detalhada avaliação. As fraquezas detetadas foram a falta de envolvimento dos pais, bem como a falta de sinergias com os setores responsáveis pela criação das condições ambientais necessárias para uma interação constante entre os jogos espontâneos ao ar livre, o nosso método educativo Joy of Moving nas escolas e a introdução ao desporto.

3. E por último, mas não menos importante... Joy of Moving

Os sorrisos das crianças durante o jogo, os seus desenhos sobre as experiências e emoções sentidas enquanto jogavam, as pequenas vitórias sobre as limitações pessoais, tudo graças à força motora e agregadora dos nossos jogos. Este lado do projeto não pode ser expressado em valores estatísticos, mas deixou uma memória indelével nas mentes de quem, tendo participado nos jogos (incluindo crianças, professores, pais, representantes empresariais e institucionais), viveu estas experiências em primeira mão e as vai transmitir por contágio. Para proporcionar continuidade e realçar este formato educativo, o Grupo Ferrero, o Ministério da Educação italiano (MIUR) e o CONI celebraram um protocolo de intenções em Roma, em dezembro de 2015, para promover o desenvolvimento de melhores práticas sobre a educação para um estilo de vida saudável nas escolas. Além do método, dispomos de um importante legado material da Expo Milão 2015, consistente no projeto “Restituzione”, orientado para a reciclagem dos materiais e equipamentos utilizados para montar a área Kinder Joy of Moving



Descubra mais em www.kinderjoyofmoving.com