Promoção de um consumo responsável

DESCUBRA A NOSSA ABORDAGEM

  • NUTRIÇÃO
  • QUALIDADE
  • COMUNICAÇÃO RESPONSÁVEL

A Ferrero produz e comercializa alguns dos produtos de confeitaria mais apreciados do mundo. Acreditamos que todos os tipos de alimentos podem ser consumidos como parte de uma dieta variada e equilibrada, sem excluir determinados alimentos, ingredientes ou nutrientes específicos. Um dos nossos objetivos empresariais consiste em ajudar os consumidores a realizar escolhas alimentares adequadas e a adotar uma dieta variada e equilibrada que lhes proporcione nutrientes essenciais e uma quantidade correta de energia de todos os tipos de alimentos.

Alinhada com a evidência científica, a nossa estratégia está baseada nos seguintes princípios fundamentais:

  1. 1

    Tamanhos de doses adequados dos nossos produtos que permitam aos consumidores gerir as suas necessidades diárias de energia com a sua dieta habitual.

  2. 2

    Uma cuidadosa seleção de matérias-primas de alta qualidade que proporcionem energia e micronutrientes essenciais. A quantidade e importância dos componentes naturais destes ingredientes são preservadas graças a processos industriais estratégicos que mantêm o seu papel fisiológico.

  3. 3

    A promoção de ingredientes, alimentos e ocasiões estruturadas de alimentação que podem ser integrados em programas de educação alimentar para consumidores e para a comunidade médico-científica.

  4. 4

    Educação sobre a importância e as vantagens de um estilo de vida ativo.

Qualidade A nossa Política de Qualidade leva-nos a atingir os mais altos padrões para os consumidores.

Com a sua decidida orientação para a qualidade e para a segurança, o nosso modelo de negócio foi construído para garantir:
  • excelência em todos os sentidos, especialmente o do sabor e do odor, no momento do consumo;
  • máxima frescura do produto ao longo de toda a cadeia de abastecimento; e
  • design atrativo de produto e embalagem, de acordo com os principais padrões ambientais para evitar resíduos desnecessários de produto e embalagem.

Qualidade e frescura Para medir a qualidade percebida no ponto-de-venda, elaborámos uma lista geral de defeitos, baseada em controlos de qualidade percebidos, que permite a verificação de todos os produtos no mercado.

Durante o exercício de 2019/2020, realizámos mais de um milhão de controlos de qualidade nos nossos pontos de venda selecionados a nível global, para analisar os níveis de frescura dos produtos acabados.

Durante estas comprovações, foram recolhidos dados de temperatura e, em quase 400 000 desses produtos, foram realizados testes específicos de qualidade e de consumo, para verificar as condições exatas em que os produtos eram expostos nas prateleiras. Para garantir que os produtos cumprem os nossos altos padrões de sabor, além dos habituais testes de laboratório também foi realizada uma avaliação sensorial. Este teste de sabor analisa todos os aspetos do sabor de um produto, bem como a sua aparência estética e apresentação.

As atividades de avaliação gustativa e olfativa incluem:

  • testes de sabor de matérias-primas durante a fase de entrega;
  • testes de sabor de produtos acabados e semiacabados na linha de produção durante a fase de produção;
  • testes de sabor da direção, realizados pelos diretores das nossas unidades de produção;
  • testes de “teia-de-aranha”, realizados no Observatório de produtos centralizado por um painel de provadores especialmente selecionados.

No ano fiscal de 18/19, em 21 plantas de produção da Ferrero, realizamos:

  • 694,676

    CONTROLO DE MATÉRIAS-PRIMAS INCLUINDO ANÁLISE QUÍMICA, QUÍMICO-FÍSICA E MICROBIOLÓGICA, BEM COMO CONTROLO DE PRODUTOS SEMIACABADOS E ACABADOS.

  • 1,514,696

    controlos de embalagens primárias e secundárias, incluindo testes organoléticos e testes de deteção de defeitos.

Comunicação, Marketing e Rotulagem Responsáveis Estamos empenhados em realizar uma comunicação responsável que ajude os consumidores a realizar escolhas adequadas sobre a comida e bebida que compram e consomem.

A comunicação e a rotulagem ajudam os consumidores a compreender o valor da nutrição, da dieta e do movimento para a consecução de um estilo de vida saudável e ativo.

Compromisso com a autorregulação voluntária

Aplicamos de forma consistente o “Quadro para uma comunicação responsável sobre alimentos e bebidas”, promovido pela Câmara de Comércio Internacional, a principal organização empresarial a nível mundial, que promove altos padrões de ética empresarial através do desenvolvimento e disseminação de códigos e diretrizes sobre comunicação responsável de marketing e publicidade.

Marketing responsável dirigido às crianças

Como compromisso global, aplicamos a Política Global da IFBA sobre comunicação de marketing e publicidade dirigida às crianças. Isto significa que não realizamos publicidade dos nossos produtos na televisão, na rádio, na imprensa, no cinema, em DVD/CD-Rom ou online (incluindo nos sítios na Internet da nossa propriedade e nas redes sociais), nem mediante marketing direto, colocação de produtos, jogos interativos, marketing em exteriores, ou campanhas por telemóvel, incluindo por SMS, para audiências primariamente compostas por crianças com menos de 12 anos. Na Europa, assumimos a iniciativa do Compromisso UE, que reflete os parâmetros do nosso compromisso global e fomenta uma abordagem responsável à publicidade de produtos alimentares destinada a crianças com menos de 12 anos nos mesmos meios.