Proteção do Meio Ambiente

DESCUBRA A NOSSA ABORDAGEM

  • ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
  • ÁGUA E RESÍDUOS
  • ENERGIA
  • EMBALAGEM

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS Desde 2009 que medimos anualmente a nossa Pegada de Carbono, comprometendo-nos a melhorar gradualmente os níveis destas medições. Medimos a nossa Pegada Total de Carbono da última década para identificar os impactos das nossas atividades - das matérias-primas à utilização dos nossos produtos.

A obtenção de uma imagem clara e completa dos impactos ao longo da nossa cadeia de valor é crucial para a identificação das áreas com maiores oportunidades de redução de emissões.

Atingimos o pleno cumprimento do Protocolo de Gases com Efeito de Estufa, que estabelece as normas para como as organizações têm de medir e informar sobre as suas emissões.

* Emissões do Escopo 2 baseadas no mercado.

** Viagens de Funcionários - Resíduos e produtos auxiliares - Bens de capital - Ativos arrendados - Transporte e distribuição a jusante - Tratamento em fim de vida de produtos sólidos.

*** As emissões estão vinculadas aos centros de produção que entregam os produtos KINDER® Surprise às fábricas da Ferrero, incluindo materiais, moldes e transporte das Surpresas.

A emergência climática exige que os negócios reforcem o seu compromisso com a redução das emissões de carbono e ajudem a limitar as alterações climáticas. Desempenharemos o nosso papel apresentando um novo conjunto de compromissos contra as alterações climáticas para 2030.
Os nossos objetivos para 2030:

  • Reduzir em 50% as emissões absolutas dos Alcances 1 e 2 tomando como base as do ano de 2018.
  • Reduzir em 43% a intensidade das emissões dos Alcances 1, 2 e 3 por tonelada de produto produzido tomando como base as do ano de 2018.

O primeiro objetivo cobre 100% das emissões dos Alcances 1 e 2 para os nossos centros de produção, armazéns e escritórios centrais, e está alinhado com um roteiro de redução consistente com o desafiante cenário de aumento das temperaturas de 1,5 ºC. O segundo objetivo cobre toda a cadeia de valor, incluindo praticamente 90% das nossas emissões do Alcance 3. Analisámos todas as principais áreas que contribuem para a nossa pegada, incluindo: os nossos principais ingredientes, como laticínios, óleo de palma, avelãs, açúcar, farinha e cacau; as nossas embalagens; a logística de abastecimentos; e atividades relacionadas com combustíveis e energia.

A abordagem destas áreas apresenta mais desafios, porque encontra-se fora do nosso controle direto. No entanto, acreditamos que, através do envolvimento com os nossos fornecedores, seremos capazes de empreender uma viagem juntos para atingir este objetivo. Conjuntamente, os dois objetivos cobrem a maior parte das emissões dos Alcances 1, 2 e 3 da Ferrero. Desenvolvemos um roteiro que define como atingiremos o primeiro objetivo, que cobre as emissões dos Alcances 1 e 2, antes do final de 2030. Para o segundo objetivo, que cobre as emissões do Alcance 3, desenvolveremos uma abordagem multifacetada que incluirá o trabalho com fornecedores para reduzir emissões, a reformulação de produtos e soluções, e o desenvolvimento de novos produtos.

O nosso novo compromisso de tornar as nossas embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis e compostáveis antes do final de 2025 contribuirá para atingir estes objetivos. Nalguns casos, consideraremos dar prioridade a fornecedores que garantam menores emissões, e investigaremos oportunidades de integrar as atividades de investimento para reduzir emissões nas nossas cadeias de abastecimento agrícolas.

Água e Resíduos A água é um precioso recurso partilhado que sustém comunidades, ecossistemas e a biodiversidade. Mas os recursos de água potável estão submetidos a uma pressão cada vez maior pelos impactos das alterações climáticas e pelas exigências competitivas das comunidades, da agricultura e da indústria.

COMO GERIMOS O NOSSO CONSUMO DE ÁGUA?

Começámos a realizar auditorias de água nos nossos centros em 2018 para identificar oportunidades de melhoria. Em 2019, lançámos uma colaboração com o Politécnico de Turim (Itália), orientada para a elaboração de um método para a determinação do risco a que a água está sujeita nas regiões em que os nossos centros de produção estão situados. A colaboração cobre uma investigação detalhada das fontes de abastecimento de água dos nossos centros de produção.

TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

Tratamos as águas utilizadas nos nossos processos de produção em estações de tratamento de águas residuais, ou municipais ou situadas nas nossas próprias instalações. Esforçamo-nos por reduzir os poluentes nas nossas águas residuais melhorando os sistemas de tratamento através de tecnologias mais eficazes, de métodos de lavagem alternativos ou mais eficientes, e de produtos mais ecológicos.

REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM

Promovemos a reutilização e reciclagem da água nos nossos processos de produção e abastecimento. Durante a construção e atualização de estações de tratamento de águas residuais, dedicamos muita atenção à possível reutilização da água através de tratamentos como a ultrafiltragem e a osmose inversa, para recolher água que possa ser reutilizada para fins secundários, como em torres de arrefecimento e caldeiras.

Os resíduos podem representar um recurso valioso. Aplicamos o princípio da circularidade para manter os recursos em utilização durante o máximo tempo possível, extraindo o máximo valor, reduzindo os impactos ambientais e ajudando a conservar os recursos naturais.

Os principais fluxos de resíduos das nossas atividades consistem em papel, plástico e cartão, bem como os resíduos orgânicos que resultam da elaboração dos nossos produtos. Gerimos os nossos resíduos de acordo com a respetiva hierarquia,primeiro eliminando todos os desperdícios nas nossas atividades, e dando prioridade à reciclagem e à reutilização.

Empreendemos uma abordagem cujo objetivo primordial consiste na erradicação do envio de resíduos para aterros sanitários, e estamos constantemente a explorar novas formas de reutilizar e reciclar os nossos resíduos.

Energia A eficiência energética é a nossa principal alavanca para a redução de emissões, bem como, ao mesmo tempo, para a diminuição dos custos e para a melhoria do desempenho das nossas atividades. Dedicamos ativos e projetos à otimização das nossas atividades, de acordo com as melhores técnicas disponíveis. Os projetos são identificados através de avaliações científicas e de procedimentos como auditorias energéticas, avaliações técnicas, ateliers para os empregados e a partilha de melhores práticas através dos nossos auditores internos e de especialistas em energia.

Os projetos técnicos incluem:

  • INSTALAÇÃO DE MOTORES DE ALTA EFICIÊNCIA, ILUMINAÇÃO LED E MEDIDORES DE ENERGIA
  • OTIMIZAÇÃO DAS UNIDADES DE PRODUÇÃO DE ENERGIA DE ARREFECIMENTO, E DE GERAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE AR COMPRIMIDO, E DOS SISTEMAS DE VENTILAÇÃO E AR CONDICIONADO.
  • RECUPERAÇÃO DO CALOR RESIDUAL DOS NOSSOS PROCESSOS.
  • ISOLAMENTO TÉRMICO DE TUBOS E VÁLVULAS.
Dirigimos investimentos para o aumento da produção de energias renováveis nas nossas próprias instalações e para a utilização de combustíveis alternativos sustentáveis. No exercício de 2018/2019, instalámos centrais fotovoltaicas em quatro centros de produção: San José Iturbide (México), Sant’Angelo dei Lombardi (Itália), Lithgow (Austrália) e Poços de Caldas (Brasil).

Energia Verde No ano fiscal de 18/19, nossas unidades em Alba (Itália), Pozzuolo (Itália), Balvano (Itália), S. Angelo (Itália), Brantford (Canadá), Villers-Écalles (França) e Alfreton (Reino Unido) comprometeram-se a comprar apenas electricidade verde certificada por garantia de origem (GO), juntando instalações que já o faziam em Arlon (Bélgica), Belsk (Polónia), Cork (Irlanda) e Stadtallendorf (Alemanha).

O nosso centro de produção de Alfreton (Reino Unido) foi o primeiro a adquirir 100% da sua eletricidade e gás com os certificados REGO (Garantia de Origem Renovável da Eletricidade) e RGGO (Garantia de Origem Renovável de Gás), respetivamente.

Embalagem As embalagens representam um dos maiores desafios que a indústria alimentar e das bebidas enfrenta atualmente. Para o resolver, comprometemo-nos a tornar todas as nossas embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis antes do final de 2025. Só o conseguiremos se superarmos os nossos limites, se trabalharmos em parcerias e investirmos em investigação e desenvolvimento, e em inovação aberta, para desenvolver novas soluções de embalagens para todos os nossos produtos e atividades a nível global.

Porque é que precisamos de embalagens? As embalagens desempenham um papel crucial na proteção e preservação dos produtos para os consumidores.

GARANTEM A SEGURANÇA E UMA QUALIDADE ÓTIMA DOS ALIMENTOS.
AJUDAM A REDUZIR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS E A PROLONGAR OS PRAZOS DE VALIDADE.
PROPORCIONAM INFORMAÇÃO AOS CONSUMIDORES.
PROPORCIONAM DIVERSOS TAMANHOS DE PORÇÕES INDIVIDUAIS.

As embalagens preservam os alimentos de contaminantes externos e garantem o sabor e a qualidade, evitando a deterioração e permitindo o transporte, armazenamento e distribuição. As nossas embalagens cumprem as mais estritas regulamentações relativas aos materiais em contacto com alimentos. A segurança dos consumidores e a qualidade dos produtos foram sempre as duas nossas principais prioridades.

As embalagens atuam como uma barreira protetora, reduzindo a exposição ao ambiente, mantendo a segurança dos alimentos e das bebidas durante mais tempo, o que permite manter a segurança dos alimentos e das bebidas durante mais tempo, e aumentar o prazo de validade de que os consumidores dispõem. As embalagens resseláveis continuam a manter os alimentos frescos durante mais tempo após a abertura.

As embalagens diferenciam as nossas marcas nas prateleiras e proporcionam informações obrigatórias e voluntárias para ajudar os consumidores a tomar decisões de compra e de consumo. Estas informações incluem dados nutricionais, doses de referência e instruções de reciclagem, entre outras.

Os nossos produtos são apresentados numa ampla variedade de porções para se adaptarem a diversas ocasiões. As embalagens individuais são importantes para permitir aos consumidores apreciar os alimentos que adoram, como parte de uma dieta equilibrada e variada.

Estamos orgulhosos dos nossos produtos, e a segurança dos consumidores e a qualidade dos produtos estão no centro das nossas decisões quando concebemos as nossas embalagens.

A nossa abordagem A segurança dos consumidores e a qualidade dos produtos estão no centro das nossas decisões quando concebemos as nossas embalagens. Como parte do nosso compromisso em oferecer alimentos e bebidas da mais alta qualidade, estamos empenhados em aumentar a circularidade das nossas embalagens. Utilizamos dados baseados em factos e investimos tempo e recursos no desenvolvimento de projetos e na exploração de oportunidades para superar as barreiras à circularidade das embalagens. Isto significa provar soluções em condições reais, incluindo no fim de vida, e em dedicar esforços adicionais a todas as questões relacionadas com a segurança dos consumidores e a qualidade dos produtos.

A reimaginação dos produtos e das embalagens para cumprir as expectativas dos nossos consumidores exige colocar a inovação no centro dos nossos esforços e colaborar com parceiros relevantes ao longo da cadeia de valor, trabalhando com fornecedores globais e locais, e com partes interessadas cruciais, para contribuir para a definição de diretrizes e procedimentos para a avaliação de materiais de embalagem. Também requer a implicação e educação dos consumidores, o elemento final numa correta viragem para uma economia mais circular.

INTEGRAÇÃO DOS “5 R” NA NOSSA ABORDAGEM AO ECODESIGN.

No desenvolvimento e planificação das nossas embalagens, adotámos a estratégia que definimos como dos “5 R”, orientada para a consecução da melhor qualidade e frescura, minimizando a quantidade de resíduos produzidos.

Os “5 R” são os princípios identificados pela Ferrero como fundamentais, que guiam o design das nossas embalagens, orientando-o para uma posição ecologicamente responsável.

O nosso Compromisso 2025 100% das embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis antes do final de 2025

Como parte do nosso apoio à economia circular, em 2019 a Ferrero anunciou um compromisso para tornar as suas embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis antes do final de 2025. Como parte deste plano, assinámos o Compromisso Global da Nova Economia dos Plásticos da Fundação Ellen MacArthur, refletindo a nossa ambição de desempenhar um papel ativo na eliminação das embalagens plásticas desnecessárias e/ou problemáticas através do redesign e da inovação.

Watch the video

 

O nosso roteiro para 2025 está centrado em determinadas áreas cruciais:

  • 1. Redesign e desenvolvimento das embalagens existentes Procuramos a evolução das nossas embalagens atuais para garantir a sua reciclabilidade e compostabilidade através da utilização de materiais alternativos e do redesign. Os nossos designers desenvolvem soluções de embalagem e identificam materiais que facilitam a sua eliminação, recolha, seleção e processamento no fim de vida. As diretrizes e ferramentas do ecodesign proporcionam procedimentos definidos para os projetos de embalagem globais.
  • 2. Investigação, desenvolvimento e inovação aberta Reimaginamos a sustentabilidade das embalagens aproveitando as novas tecnologias, acelerando a sua implementação através de parcerias globais, maximizando a utilização de materiais reciclados que garantam sempre a segurança dos nossos consumidores, e explorando materiais de embalagem compostáveis de última geração, especialmente em ambientes marinhos, para ajudar a proteger os oceanos.
  • 3. Estabelecimento de parcerias com empresas de reciclagem e sistemas nacionais de gestão de resíduos Desenvolvemos soluções para materiais de difícil reciclagem e exploramos oportunidades para utilizar os resíduos de embalagens como um recurso. Exploramos a oportunidade de adotar novos modelos de negócio: promovendo a reutilização de embalagens num sistema circular fechado.
  • 4. Educação dos consumidores para uma correta transição para uma economia circular, e ações para eliminar os resíduos Utilizando o poder das nossas marcas, preparamo-nos para equipar mais pessoas com conhecimento e ferramentas, oferecendo sugestões de reciclagem, oportunidades de reutilização criativa e informação clara sobre o fim de vida das embalagens.