21 Oct 2020

A Ferrero publica o seu 11º Relatório de Sustentabilidade, anunciando novos objetivos climáticos para 2030

Outras notícias

• A Ferrero define os seus objetivos para 2030 de redução de 43% das emissões totais de gases com efeito de estufa por tonelada de produto em comparação com as emissões de 2018.

• O objetivo de redução das emissões das atividades da empresa está alinhado com o objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5 graus centígrados.

• Foram realizados progressos na sustentabilidade das embalagens e na aquisição responsável de ingredientes.

O Grupo Ferrero, um líder global no mercado de alimentos doces embalados, publicou hoje o seu 11º Relatório de Sustentabilidade, que representa o último desenvolvimento no seu compromisso de “Cuidar para Melhor”. Neste relatório, a Ferrero estabelece novos e ambiciosos objetivos para reduzir a sua pegada de carbono até 2030 e proporciona um panorama dos seus objetivos de sustentabilidade e dos respetivos progressos.

Num momento em que a emergência climática exige às empresas que intensifiquem os seus compromissos, a Ferrero estabeleceu dois objetivos para reduzir a sua pegada de carbono. Até 2030, a empresa tenciona reduzir para a metade todas as emissões das suas operações próprias (Alcance 1 e 2), um objetivo consistente com o Acordo de Paris e a sua meta de limitar o aquecimento global a 1,5 graus centígrados.  Em todos os alcances de emissões, a Ferrero compromete-se a reduzir as emissões em 43% em cada tonelada de produto produzido. Ambos os objetivos utilizam 2018 como ano de referência.

Para atingir o primeiro objetivo, a Ferrero desenvolveu um roteiro para reduzir as emissões dos centros de produção, dos armazéns e dos escritórios centrais. Para o segundo objetivo, que também abrange as emissões do Alcance 3, a empresa vai trabalhar juntamente com os seus fornecedores para reduzir emissões, enquanto repensa as soluções aplicadas e desenvolve novos produtos.

Outros pontos destacados do 11º Relatório de Sustentabilidade da Ferrero

A Ferrero continua a abordar os problemas da sustentabilidade mais pertinentes para as suas atividades. A seguir é apresentada uma seleção de pontos destacados, todos alinhados com os quatro novos pilares básicos da sua estratégia de sustentabilidade: proteção do meio ambiente, aquisição sustentável de ingredientes, promoção de um consumo responsável e empoderamento das pessoas:

• Em 2019, a Ferrero anunciou um compromisso de tornar as suas embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025. Como parte deste plano, assinou o Compromisso Global da Nova Economia dos Plásticos da Fundação Ellen MacArthur, refletindo a sua ambição de desempenhar um papel ativo na eliminação das embalagens plásticas desnecessárias e/ou problemáticas através do redesign e da inovação.

• Em janeiro de 2015, a Ferrero atingiu o seu objetivo de adquirir 100% do seu óleo de palma segregado e certificado, e desde então manteve sempre o cumprimento deste compromisso. No ano passo, foi considerada a empresa mais sustentável do setor pela WWF na sua Avaliação de Compradores de Óleo de Palma.

• O relatório também realça o progresso do Programa de Valores Agrícolas da Ferrero, lançado em 2013 para atingir a ambição da empresa de desenvolver uma cadeia de abastecimento sustentável para cada uma das suas matérias-primas. Em 2019, as equipas do Programa de Valores Agrícolas das Avelãs da Ferrero visitaram mais de 21 000 agricultores, ajudando-os a aumentar o rendimento das suas terras em mais de 40%. O programa aborda os principais problemas da cadeia de abastecimento de cacau ao longo de três pilares básicos: a melhoria das condições de vida dos agricultores e das suas comunidades; a proteção dos direitos das crianças; e a salvaguarda do capital natural. Em 2019, a Ferrero apoiou mais de 100 000 agricultores, além de ter renovado ou construído cerca de 50 escolas, e de ter proporcionado material escolar a mais de 13 000 crianças.

• Em 2019, 81% dos grãos de cacau adquiridos pela Ferrero foram certificados como sustentáveis, e a empresa encontra-se perto de atingir os 100% dos grãos de cacau totalmente segregados e rastreáveis até ao final de 2020. Isto permitirá à Ferrero ter plena visibilidade da sua cadeia de abastecimento e abordar os problemas de forma específica. Pensando já no futuro, a Ferrero está a trabalhar para reforçar a sua estratégia de sustentabilidade do cacau. As atividades programadas incluem o desenvolvimento de programas no terreno com fornecedores e ONG parceiras, bem como a implementação de Sistemas de Prevenção e Correção do Trabalho Infantil em toda a cadeia de abastecimento do cacau.

 

“À medida que nos aproximamos do final de 2020, estamos a definir uma nova estratégia e novos compromissos para garantir que enfrentamos os riscos e oportunidades da sustentabilidade mais pertinentes para as nossas atividades. No nosso novo relatório, proporcionamos um primeiro vislumbre das nossas novas prioridades estratégicas relativas à sustentabilidade, incluindo os nossos novos objetivos climáticos para 2030. Espero ansiosamente a oportunidade de lhes comunicar os desenvolvimentos e progressos desta nova estratégia, que abre a porta para um excitante novo período na história da nossa empresa.”

Giovanni Ferrero, Presidente Executivo do Grupo Ferrero

“A Ferrero sempre esteve empenhada na criação de um negócio que produza um impacto positivo nos seus empregados, consumidores, famílias e comunidades locais em que opera. Continuaremos a trabalhar arduamente para cumprir os nossos compromissos de sustentabilidade, e melhorar a forma como operamos. Uma estreita colaboração com os nossos fornecedores e parceiros estratégicos é fundamental para esta viagem que empreendemos.”

Lapo Civiletti, Diretor Executivo do Grupo Ferrero