20 Jul 2021

A Ferrero publica o seu 12º Relatório de Sustentabilidade

Outras notícias

O Grupo Ferrero, líder global no mercado de alimentos doces embalados, publicou hoje o seu 12º Relatório de Sustentabilidade, que atualiza os avanços na consecução dos seus objetivos de sustentabilidade.

Apesar dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, a Ferrero foi capaz de se adaptar corretamente, estabelecendo como sua primeira prioridade a saúde e a segurança dos seus empregados e consumidores. Um objetivo crítico consistiu na proteção dos trabalhadores e agricultores nas suas cadeias de abastecimento, especialmente em países menos desenvolvidos. Entre muitas outras iniciativas, a Ferrero efetuou um extenso esforço de divulgação de informação sobre medidas preventivas para impedir a propagação do vírus, e proporcionou acesso a equipamento de proteção e higiene.

“Os impactos da Covid-19 mudaram o nosso negócio e a nossa indústria, e continuam a ser sentidos a nível global. Apesar destes desafios, o Grupo Ferrero foi capaz de se adaptar e de estabelecer como prioridades a saúde e a segurança dos seus consumidores e trabalhadores. Gostaria de agradecer a todos os empregados e parceiros da Ferrero que se uniram durante este último ano para continuar a fornecer os nossos clientes e apoiar as comunidades a que orgulhosamente pertencemos.”

Giovanni Ferrero, Presidente Executivo do Grupo Ferrero

Destaques do Relatório de Sustentabilidade de 2020

A Ferrero continuou a trabalhar para a consecução dos seus objetivos de sustentabilidade para 2020, alinhados com os seus quatro pilares básicos: a proteção do meio ambiente, a sustentabilidade na aquisição de ingredientes, a promoção de um consumo responsável e o empoderamento das pessoas. Também começou a definir novos compromissos e objetivos que fomentarão avanços adicionais durante o período até 2030.

Um dos seus novos objetivos mais ambiciosos consiste em continuar a reduzir significativamente a pegada de carbono do Grupo até 2030. Estes objetivos estão baseados em informações científicas, foram validados pela iniciativa Objetivos Baseados na Ciência (SBTi) em dezembro de 2020, e serão perseguidos mediante os seguintes compromissos:

• A Ferrero reduzirá em 50% as emissões absolutas dos âmbitos 1 e 2 até 2030, tomando como base as do ano de 2018.

• A Ferrero também reduzirá em 43% a intensidade das emissões dos âmbitos 1, 2 e 3 por tonelada de produto produzido, tomando como base as do ano de 2018.

Os seguintes pontos representam uma seleção de destaques dos quatro pilares básicos da Ferrero:

• A Ferrero atingiu e encerrou um número importante dos seus objetivos para 2020 com progressos substanciais, atingindo por exemplo o seu objetivo de adquirir grãos de cacau 100% sustentáveis através de sistemas de certificação independentes, e açúcar de cana 100% certificado através da Bonsucro e da Altromercato.

• A Ferrero considera as energias renováveis como um elemento crucial nos seus esforços para atingir os seus objetivos de redução de carbono, e adquiriu única e exclusivamente eletricidade verde para os seus centros de produção na Europa no ano fiscal de 2019/2020, em que 71,5% de toda a eletricidade adquirida a nível global provinha de fontes renováveis.

• Em 2019, a Ferrero anunciou um compromisso para garantir que 100% das suas embalagens seriam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis em 2025, como parte do seu apoio à economia circular. Em 2020, a percentagem conseguida atingiu os 82,9% e o empenho da Ferrero em atingir este objetivo não diminuiu de força.

• A Ferrero continuou a desenvolver os esforços realizados ao longo da última década no sentido de aperfeiçoar a sua abordagem aos direitos humanos.  Este aperfeiçoamento foi conseguido através da colaboração com líderes do setor para identificar riscos para os direitos humanos e construir uma abordagem baseada na due diligence, bem como através do estabelecimento de parcerias capazes de multiplicar o impacto positivo, como a celebrada com a ONG Save the Children.

“Mais além da produção, a proteção dos trabalhadores e agricultores nas cadeias de abastecimento foi uma prioridade fundamental, especialmente em mercados menos desenvolvidos. As nossas parcerias e colaborações demonstraram ser de um valor incalculável, dado terem-nos permitido chegar a quem precisava de apoio. Enquanto encerramos os nossos objetivos de 2020, estamos orgulhosos de ter atingido o alvo de adquirir 100% de cacau sustentável certificado através de padrões independentes. Este alvo foi agora ampliado para incluir o chocolate adquirido a terceiros, para que possamos proporcionar plena transparência da nossa cadeia de abastecimento do cacau. Continuámos a adquirir óleo de palma 100% segregado certificado pela RSPO, e estamos a desenvolver um roteiro para que as marcas recém-adquiridas adotem os nossos padrões de aquisição responsável.”

Lapo Civiletti, Diretor Executivo do Grupo Ferrero.