A parceria entre a OIT e a Ferrero tem como objetivo a erradicação do trabalho infantil na colheita da avelã na Turquia
A Ferrero apoia a OIT na implementação de um projeto de 40 meses na Turquia para contribuir para a eliminação das piores formas de trabalho infantil no trabalho agrícola sazonal associado à colheita da avelã.
Na data em que celebramos o Dia Mundial da Criança e o trigésimo aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, a OIT e a Ferrero reafirmam o seu compromisso com a erradicação do trabalho infantil. Com mais de 4 milhões de USD em apoio da Ferrero, a OIT implementará um projeto multianual nas províncias turcas de Trabzon, Zonguldak e Şanlıurfa, concebido para apoiar a saída do mercado de trabalho das crianças que trabalham atualmente no setor, bem como para prevenir a entrada de outras. Nos termos da parceria pública-privada entre a OIT e a Ferrero, o projeto trabalhará com os constituintes tripartidos da OIT (o governo e organizações sindicais e empresariais) para apoiar a partilha de conhecimentos sobre o que melhor funciona para lutar contra o trabalho infantil, especialmente na cadeia de abastecimento da avelã, e para maximizar as oportunidades de aprendizagem. O objetivo último deste processo consiste em realçar a capacidade das partes interessadas nacionais e locais de tomar as medidas necessárias para eliminar as piores formas de trabalho infantil.
Numan Özcan, Diretor do Escritório da OIT para a Turquia, declarou que com esta parceria serão capazes de expandir a intervenção em curso e cobrir todas as áreas produtoras de avelãs da Turquia. E acrescentou “Tenho a certeza de que o projeto será um exemplo perfeito de uma parceria entre um ator do setor privado, a Ferrero, e a OIT, e que seremos capazes de implementar boas práticas na Turquia e gerar conhecimento e aprendizagens com um impacto global.”
O projeto também está empenhado em estabelecer e desenvolver mecanismos de intervenção direta para acabar com o trabalho infantil em áreas implicadas na colheita da avelã, bem como em consciencializar tanto o público em geral como partes interessadas locais e nacionais, e membros da cadeia de abastecimento, sobre a importância da erradicação do trabalho infantil.
Apesar da tendência para a redução do número de crianças implicadas em atividades económicas, o trabalho infantil continua a ser considerado um problema na Turquia. De acordo com o Inquérito sobre o Trabalho Infantil de 2019 do Instituto de Estatística Turco (TurkStat), havia 720 000 crianças entre os 5 e os 17 anos, o que representa 4,4% da população menor da Turquia, implicadas em atividades económicas. Dessas crianças, 30,8% estavam implicadas em atividades económicas no setor agrícola. As crianças que trabalham estão expostas a diversos riscos ocupacionais, que podem causar problemas crónicos de saúde que as acompanharão durante a vida inteira. Além disso, as crianças cujos pais são trabalhadores agrícolas sazonais são mais propensas a sofrer interrupções na sua educação. Estes problemas podem reforçar a reduzida e/ou nula qualificação da mão-de-obra, que perpetuará a pobreza.
Desde 2012 que a OIT proporciona apoio técnico e implementa projetos na Turquia que abordem o problema do trabalho infantil na agricultura sazonal, especialmente no setor da avelã, através de parcerias público-privadas em colaboração com o Ministério da Família, do Trabalho e dos Serviços Sociais (MFT). Este novo projeto de parceria público-privada, codirigido pela Ferrero e pelo Ministério, complementará as atividades existentes da OIT dedicadas à erradicação do trabalho infantil na Turquia. A erradicação do trabalho infantil em todas as suas formas tem sido uma prioridade da OIT desde a sua fundação em 1919.
Nos princípios de 2021, a Ferrero, alinhada com o seu Código dos Fornecedores, publicará uma carta relativa à avelã. Esta Carta definirá os compromissos da Ferrero em três áreas: Os Direitos Humanos e as Práticas Sociais, a Proteção Ambiental e a Sustentabilidade, e a Transparência dos Fornecedores. A Ferrero está empenhada em criar uma cadeia de valor da avelã ética e sustentável, e em realizar uma contribuição específica e ativa para a consecução dessa finalidade. Consulte o Relatório de Sustentabilidade da Ferrero.