07 Apr 2020

A Ferrero estabelece uma parceria com a Fundação Earthworm para a aquisição responsável de avelãs

Outras notícias

É com prazer que a Ferrero anuncia que começou a trabalhar com a Fundação Earthworm, uma organização sem fins lucrativos dedicada à melhoria das cadeias de valor, na aquisição de avelãs. As avelãs são um ingrediente característico dos produtos Ferrero, e como grande utilizadora de avelãs a empresa está empenhada em contribuir para a introdução de alterações sustentáveis na sua cadeia de valor. 

A Fundação Earthworm avaliou o programa de aquisição responsável de avelãs da Ferrero, incluindo três visitas ao terreno na Turquia e na Itália. Estas visitas permitiram-lhe identificar grandes desafios, bem como compreender melhor o programa atual da Ferrero, que inclui uma equipa de 120 pessoas que trabalham diariamente com os produtores na implementação de boas práticas agrícolas e sociais. 

As visitas ao terreno incluíram quatro dias nas regiões turcas do Mar Negro Oriental e Ocidental durante a temporada da colheita. Ali, para melhor compreender os desafios sociais da colheita das avelãs, o pessoal da Fundação Earthworm e da Ferrero dedicou-se a entrevistar e falar com agricultores, trabalhadores sazonais, intermediários laborais, chefes de aldeias, parceiros locais e outros agentes relacionados com a cadeia de valor.

Muito do que se aprendeu através destas visitas e entrevistas é representativo dos desafios sociais de muitas cadeias de abastecimento do mundo inteiro. Também foram observados exemplos de boas práticas, como alguns projetos de escolarização para crianças e iniciativas para reduzir o custo de vida dos trabalhadores.

Baseando-se nas suas conclusões, foram recomendadas ações para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios associados à nossa cadeia de valor das avelãs. Entre estes encontra-se a necessidade de continuar a reforçar as relações que a Ferrero estabeleceu com importantes partes interessadas na comunidade aveleira, como o governo, os fornecedores, os agricultores e as ONG, para desenvolver soluções multilaterais e aumentar a capacidade dos nossos peritos sociais para proporcionar a melhor estrutura e apoio às explorações. 

Ao longo do próximo ano, trabalharemos estreitamente com a Fundação Earthworm para desenvolver a nossa Abordagem de Aquisição Responsável de Avelãs, e para a implementar no terreno em colaboração com os produtores e outras partes interessadas. Essencial para o nosso trabalho conjunto serão as ideias de inovação e criação de valor para continuar a enfrentar as causas primordiais dos problemas e garantir que as práticas ambientais e sociais na cadeia de valor são constantemente melhoradas. 

“Como com qualquer produto agrícola, pode haver problemas ambientais e sociais na aquisição de avelãs,” declarou Boris Saraber, Diretor de Operações da Fundação Earthworm. “O nosso papel, como fazemos com todos os nossos membros, não se limita a avaliar operações, requerendo um trabalho prático no terreno para descobrir soluções, bem como um papel de contribuidor crítico, capaz de apresentar uma visão honesta do que é necessário para produzir mudanças profundas e duradouras. Estamos muito satisfeitos com esta oportunidade de trabalhar com a Ferrero para a ajudar a prosseguir a sua viagem, e de apoiar o seu empenho em gerar um impacto sustentável.” 

Baseando-se nas conclusões e recomendações produzidas pelo trabalho no terreno, a Ferrero e a Fundação Earthworm unirão esforços para analisar o panorama da produção de avelãs, e explorarão as possibilidades de colaboração com terceiros para garantir a sustentabilidade a longo prazo num ambiente que funcione para todas as partes interessadas. Também implicaremos os nossos fornecedores, de modo que estes também possam ser motores da mudança na cadeia de valor. 

“Um dos princípios da forma como a Ferrero opera é o compromisso com a melhoria contínua. O nosso objetivo consiste em perseguir imparavelmente uma abordagem sustentável que cumpra um conjunto bem definido de condições económicas, sociais e ambientais.” declarou Marco Gonçalves, Diretor de Aquisições e Avelãs da Ferrero. “A nossa parceria com a Fundação Earthworm exigirá um intensivo trabalho em conjunto para o desenvolvimento de soluções estratégicas capazes de gerar um impacto duradouro na cadeia de valor das avelãs.”