02 Apr 2020

A Ferrero efetua uma contribuição significativa para erradicar a desflorestação associada à produção de cacau

Outras notícias

É com orgulho que a Ferrero anuncia avanços significativos no seu plano de proteção e recuperação de florestas na Costa do Marfim e no Gana como parte da Cocoa & Forests Initiative (CFI), uma parceria entre os dois governos e uma série de empresas para acabar com a desflorestação associada à produção de cacau.

Os nossos primeiros relatórios de progresso (pode descarregar os relatórios detalhados relativos à Costa do Marfim e ao Gana nas seguintes hiperligações) apresentam resultados muito prometedores no plano de ação que lançámos no ano passado, apresentando todas as atividades que tencionamos implementar até 2022 para proteger e recuperar as florestas nas zonas associadas à produção de cacau.

Podemos dizer confiantes que estamos no bom caminho, e mesmo adiantados, para a consecução dos nossos objetivos para 2022 relacionados com a Cocoa & Forests Initiative. Em mais de 30% dos nossos indicadores CFI estamos perto de atingir ou já superámos os objetivos estabelecidos para 2022. Este notável progresso foi possível graças à sólida parceria que estabelecemos com os nossos fornecedores ao longo dos anos. Aumentaremos mesmo os objetivos sempre que for necessário para continuar a contar com um plano ambicioso.

Mas estamos orgulhosos do nosso desempenho no primeiro ano. Estes resultados dão-nos a energia necessária para continuar com a mesma dedicação para garantir que efetuamos uma contribuição significativa para esta iniciativa coletiva e para o objeto comum de erradicar a desflorestação associada à produção de cacau.

Ao longo do primeiro ano, a Ferrero apresentou um notável progresso, especialmente nos seguintes indicadores:

- Mapeámos um total de mais de 140 000 explorações de cacau em ambos os países.

- Num ano, desenvolvemos um total de mais de 15 000 hectares de sistemas agroflorestais de cacau em ambos os países.

- Distribuímos cerca de 500 000 árvores multifuncionais aos produtores para plantarem nos seus terrenos.

- Proporcionámos formação sobre Boas Práticas Agrícolas a mais de 90 000 agricultores e organizações, e sobre Cacau Ambientalmente Inteligente* a mais de 32 000 agricultores.

Encontrará mais informações sobre os nossos progressos nos relatórios detalhados, que podem ser descarregados mediante as seguintes hiperligações.

Também avançámos significativamente na nossa abordagem à aquisição de cacau certificado, mapeado e rastreável. 

- No final de 2020, todo o cacau na nossa cadeia de abastecimento procederá de fontes sustentáveis.

- No final de 2020, tencionamos ter todos os produtores que nos fornecem grãos de cacau mapeados poligonalmente**.

- No final de 2020, tencionamos ter todos os grãos de cacau tanto do Gana como da Costa do Marfim segregados***. 

Estes marcos permitem-nos evitar comprar cacau procedente de áreas protegidas, e apoiar os agricultores de forma específica na adoção de boas práticas agrícolas que melhorem tanto as suas condições de vida como o meio ambiente.  Recomendamos a leitura de alguns relatos dos nossos fornecedores e parceiros, que demonstram o impacto específico das nossas atividades.

“Com a Cocoa & Forests Initiative estamos a produzir mudanças significativas e duradouras no setor do cacau. É com orgulho que efetuamos a nossa contribuição para esta iniciativa coletiva, alinhada com os nossos compromissos e valores de empresa familiar. Avançando, a Ferrero continuará a trabalhar para reforçar o seu programa de sustentabilidade do cacau com um impacto positivo duradouro na cadeia de valor do cacau.” declarou Marco Gonçalves, Diretor de Aquisições e Avelãs da Ferrero.

Como parte do nosso compromisso com a Cocoa & Forests Initiative, publicaremos um relatório anual sobre os nossos progressos.

O plano de ação CFI da Ferrero está integrado na sua estratégia geral de sustentabilidade do cacau, que está nestes momentos a ser atualizada para definir um claro caminho em frente. Conheça melhor o Programa de Valores Agrícolas do Cacau da Ferrero consultando o nosso relatório anual de Responsabilidade Social Empresarial (páginas 128-143). 

*Cacau Ambientalmente Inteligente: Formamos os agricultores para aumentar a sua resiliência às consequências das alterações climáticas, nomeadamente ao aumento das temperaturas e da frequência dos eventos meteorológicos extremos, mas também para permitir que a produção de cacau contribua para mitigar as emissões de gases com efeito de estufa.

** O funcionamento do mapeamento de polígonos e a sua importância: Técnicos especialmente formados deslocam-se pela exploração de cacau equipados com dispositivos capazes de recolher diversos pontos GPS, que permitem identificar com alta precisão a localização da exploração e medir a sua superfície. A partir dessa informação, passa a ser possível comprovar que a exploração não se encontra localizada numa floresta protegida, e realizar uma estimativa mais precisa do volume total de cacau que um agricultor consegue produzir. Este método é mais preciso que outros, que recolhem um único ponto GPS de cada exploração.

*** Segregado, ou fisicamente rastreável, significa que os grãos de cacau que a Ferrero obtém dos seus grupos de agricultores exclusivos são mantidos separados dos grãos de cacau não certificados, durante todo o trajeto das explorações agrícolas até aos centros de produção. Isto representa uma importante diferença em relação aos outros padrões de aquisição de cacau, como o “Equilíbrio de Massa”, em que os grãos de cacau certificados e não certificados são misturados na cadeia de abastecimento antes de chegarem aos centros de produção dos produtos finais. Em 2019, 94% dos grãos de cacau certificados adquiridos pela Ferrero eram segregados