14 Dec 2020

Últimas atualizações do Grupo Ferrero sobre o seu compromisso sobre as embalagens para 2025

Outras notícias

• A Nutella une-se à Loop e ao Carrefour num novo esquema piloto de reutilização.

• Após a sua assinatura, no ano passado, do Compromisso Global da Nova Economia dos Plásticos da Fundação Ellen MacArthur e da UNEP, a Ferrero tornou-se membro da Fundação, participando na iniciativa da Nova Economia dos Plásticos.

• O Departamento de I+D para Embalagens da Ferrero criou uma nova embalagem reciclável para o Kinder Happy Hippo.

• A Ferrero une-se à aliança 4evergreen, promovendo embalagens baseadas em fibras.


O Grupo Ferrero partilha as suas últimas atualizações sobre o seu compromisso de tornar 100% das suas embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025. As últimas atualizações incluem um conjunto de novas atividades e colaborações, incluindo a união de forças da Nutella com a Loop e o Carrefour em Paris para um novo esquema-piloto de reutilização, aplicado em 10 estabelecimentos; a incorporação da Ferrero como membro da Fundação Ellen MacArthur, mediante a sua participação na Iniciativa da Nova Economia dos Plásticos; bem como novas embalagens recicláveis para os Kinder Happy Hippo, e uma nova aliança com a 4evergreen.

A Nutella une as suas forças com a Loop e com o Carrefour

A Nutella uniu as suas forças com a Loop, a principal plataforma de reutilização, e com o Carrefour para um esquema piloto de reutilização em Paris, França. Através deste novo esquema, os consumidores poderão adquirir um frasco reutilizável de Nutella, especialmente concebido para esta iniciativa, nas 10 lojas piloto e no sítio na Internet do Carrefour, para o qual pagarão um depósito. O Carrefour encarregar-se-á depois da recolha dos frascos vazios para a sua lavagem e reutilização. A equipa de design da Ferrero trabalhou estreitamente com os peritos da Loop para desenvolver o novo frasco piloto de Nutella, o primeiro do género, que cumpre todos os critérios estabelecidos para a sua reutilização. O resultado desta colaboração representa um frasco especialmente concebido, duradouro, seguro, higiénico e que possui um rótulo e um selo otimizados que podem ser facilmente retirados durante o ciclo de lavagem.  Já existem programas de recolha disponíveis em toda a França que permitem aos consumidores a reciclagem dos atuais frascos de vidro e tampas de plástico da Nutella. No entanto, através deste esquema piloto, a Ferrero, a Loop e outras grandes marcas serão capazes de testar operacionalmente e da perspetiva do consumidor que vantagens é que a plataforma de reutilização pode oferecer como um modelo coletivo.

Participação na Iniciativa da Nova Economia dos Plásticos

Depois de em 2019 ter assinado o Compromisso Global da Nova Economia dos Plásticos, liderado pela Fundação Ellen MacArthur e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), a Ferrero tornou-se membro da Fundação Ellen MacArthur, participando na iniciativa da Nova Economia dos Plásticos. A Ferrero entra assim num grupo de empresas líderes de todos os pontos da cadeia de valor dos plásticos, todas elas dedicadas a uma visão comum de uma economia circular para os plásticos, em que estes nunca ser tornam em resíduos ou poluição. A admissão como organização participante na iniciativa da Nova Economia dos Plásticos marca um importante passo nos esforços da Ferrero para tornar 100% das suas embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.

A iniciativa da Nova Economia dos Plásticos conta, como elementos cruciais, com diversas colaborações entre empresas, estabelecidas em diversos pontos da sua cadeia de valor, dirigidas para o desenvolvimento de soluções à escala. A Ferrero desempenhará um papel ativo na iniciativa da Nova Economia dos Plásticos, trabalhando em projetos conjuntos de I+D e inovação, incluindo esforços para continuar a promover a transição para uma economia circular dos plásticos. Descubra mais clicando nesta hiperligação

Nova embalagem reciclável para os Kinder Happy Hippo

O departamento de I+D da Ferrero criou uma nova embalagem reciclável para os Kinder Happy Hippo, que cumpre as diretrizes de reciclabilidade para películas flexíveis da CEFLEX, com um perfil de reciclabilidade melhorado.  A nova embalagem possui uma estrutura monomaterial de polipropileno, que proporciona a proteção necessária ao produto, e já está disponível no mercado.

A Ferrero une-se à aliança 4evergreen, promovendo embalagens baseadas em fibras

A Ferrero uniu-se à aliança 4evergreen, que procura fomentar a contribuição das embalagens à base de fibras para uma economia circular e sustentável que minimize o seu impacto climático e ambiental. Através da aliança 4evergreen, a Ferrero relacionar-se-á com outros membros da indústria, de toda a cadeia de valor das embalagens baseadas em fibras, dos produtores de papel e cartão a conversores de embalagens, proprietários de marcas e retalhistas, fornecedores de tecnologia e materiais, e recolhedores e selecionadores de resíduos.



Estamos a continuar a efetuar progressos na nossa viagem para garantir que todas as nossas embalagens são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025. É com muito prazer que anuncio uma empolgante nova parceria de reutilização com a Loop e o Carrefour para a Nutella, bem como a admissão da Ferrero como membro da Fundação Ellen MacArthur, participando na iniciativa da Nova Economia dos Plásticos, encontrando-nos desejosos de poder trabalhar com os restantes participantes para gerar ações e promover a inovação. A nova embalagem reciclável dos Kinder Happy Hippo, e a participação na aliança 4evergreen são outros passos importantes que demonstram o nosso compromisso com o trabalho em colaboração com outros, e estamos desejosos de poder em breve dar mais informações sobre os nossos progressos.

Fabio Mora, Diretor Global de Embalagens do Grupo Ferrero