21 Jan 2021

A Carta da Avelã da Ferrero: para um setor da avelã que proporcione valor para todas as partes interessadas

Outras notícias

Alinhada com o seu Código de Fornecedores, a Ferrero publicou uma Carta dedicada à avelã. A Carta da Avelã da Ferrero define os nossos compromissos e requisitos baseados nas nossas prioridades selecionadas em três áreas: Os Direitos Humanos e as Práticas Sociais, a Proteção Ambiental e a Sustentabilidade, e a Transparência dos Fornecedores, orientadas para o nosso objetivo de ser um motor do setor da avelã que crie valor para todas as pessoas nele implicadas.

A Ferrero também está a trabalhar com a Fundação Earthworm, uma organização sem fins lucrativos dedicada à melhoria das cadeias de abastecimento, no seu programa de aquisição responsável de avelãs. A Carta está configurada por esta colaboração e pelos nossos esforços por melhor compreender os desafios específicos do setor da avelã e como os abordar, em parceria com os nossos fornecedores e outros componentes da nossa cadeia de abastecimento.

Os desafios que o setor da avelã enfrenta são complexos, e nalguns países estão profundamente enraizados. Estes desafios implicam a necessidade de melhorar as condições de trabalho dos trabalhadores agrícolas para abordar questões sociais, incluindo o trabalho infantil. A nossa visão para uma produção de avelã sustentável, delineada na Carta da Avelã, representa uma oportunidade para as comunidades agrícolas de se desenvolverem, para garantir o respeito pelos direitos dos trabalhadores e das crianças, e para promover os valores ambientais através de práticas de agricultura regenerativa.

A Carta é aplicável a todas as nossas aquisições de avelãs, com uma abordagem baseada numa garantia do cumprimento das nossas próprias políticas, que todos os nossos fornecedores estão obrigados a assumir e observar, e no nosso convencimento de que temos de “Ir Mais Além” do cumprimento, identificando compromissos específicos baseados em prioridades e iniciativas selecionadas para enfrentar os complexos desafios do setor. A Carta está erguida à volta de três pilares baseados num processo de diligência devida que cobre todos os fornecedores da Ferrero.

Os Direitos Humanos e as Práticas Sociais - O nosso compromisso relativo a este pilar está centrado no crescimento feliz e na proteção das crianças em todas as áreas onde as nossas avelãs são produzidas, na melhoria das condições de vida das comunidades dedicadas a essa produção, e no aumento da resiliência dos agricultores implicados. Para a Ferrero, a proteção das crianças implica uma determinação em prevenir e eliminar o trabalho infantil em toda a nossa cadeia de abastecimento, através de uma abordagem que abrange múltiplas partes interessadas, com a convicção de que todas as crianças têm de ser protegidas e ter a oportunidade de ter um crescimento feliz através do direito à educação e a um ambiente seguro.

A Proteção Ambiental e a Sustentabilidade - Estamos comprometidos com a aplicação dos princípios da agricultura regenerativa nas nossas próprias Agrifarms, e com o apoio à sua aplicação nas comunidades agrícolas em territórios selecionados nos países onde obtemos a maior parte das nossas avelãs.

Transparência dos Fornecedores - Estamos comprometidos com a consecução da plena rastreabilidade da proveniência das nossas avelãs, até às explorações agrícolas específicas.

Partilharemos de forma transparente o nosso progresso e os desafios que enfrentarmos ao longo do caminho, publicando planos de ação anuais e atualizações sobre a implementação desta Carta. Central para a correta implementação da Carta será o nosso programa de sustentabilidade, os Valores Agrícolas da Ferrero para a avelã.




 

“É com prazer que nos associamos à Ferrero para a consecução do seu objetivo de introduzir mudanças duradouras na sua cadeia de abastecimento de avelãs. A Ferrero reconhece que uma abordagem holística e a longo prazo é necessária para enfrentar estes desafios. Estamos entusiasmados por esta oportunidade de trabalhar com a Ferrero para a consecução dos compromissos definidos na sua Carta da Avelã em todos os níveis da sua cadeia de abastecimento.”

Boris Saraber, Diretor de Operações da Fundação Earthworm

“As avelãs encontram-se no coração da Ferrero. Temos estado ativamente implicados em garantir a sustentabilidade da nossa cadeia de abastecimento, através do nosso programa de Valores Agrícolas da Ferrero, e através de uma série de medidas coletivas. O propósito da nossa nova Carta consiste em desenvolver este trabalho prévio, de forma a tornar a Ferrero num motor de um setor da avelã capaz de criar valor para todas as pessoas nele implicadas. Fomentaremos a transparência partilhando o nosso progresso ao longo deste caminho.”

Marco Gonçalves, Responsável de Aquisições e Avelãs da Ferrero