A Ferrero comprometeu-se a utilizar o serviço Starling de monitorização e verificação por satélite em todas as suas áreas de aquisição de óleo de palma.
Operado pela Fundação Earthworm e pela Airbus, o serviço Starling utiliza uma combinação de imagens obtidas por satélite e técnicos no terreno para a monitorização praticamente em tempo real das alterações nas utilizações dos terrenos e nas áreas florestais. Proporcionando dados que demonstram potenciais casos de desflorestação, o serviço Starling permitirá à Ferrero identificar problemas na sua cadeia de abastecimento e introduzir mudanças positivas no terreno.
Esta iniciativa é parte de uma longa viagem da Ferrero. Em 2013, a Ferrero começou a trabalhar com a Fundação Earthworm para dirigir os esforços da empresa na área do óleo de palma sustentável. Depois de ter conseguido 100% de rastreabilidade até às plantações em 2016, começou a verificar que os princípios de proteção das florestas, definidos na Carta do Óleo de Palma da Ferrero, eram respeitados pelos produtores que compunham a sua cadeia de abastecimento.
No mesmo ano, a Ferrero lançou um projeto piloto do serviço Starling, centrado em plantações de palma selecionadas dentro da sua cadeia de abastecimento na Península Malaia, Sabah e na Indonésia, demonstrando o poder desta tecnologia. A Ferrero tem desenvolvido os conhecimentos obtidos do projeto piloto para otimizar o relacionamento com os seus fornecedores. O seu objetivo consiste em verificar o cumprimento e avaliar a realização de ações transformativas, respeitando sempre os direitos dos pequenos agricultores a melhorar as suas condições de vida.
O Responsável de Aquisições e Avelãs da Ferrero, Marco Gonçalves, acredita que a utilização do serviço Starling em todos os fornecedores de óleo de palma da Ferrero apoiará o seu compromisso de erradicar a desflorestação.
“A Ferrero está plenamente empenhada em garantir uma cadeia de abastecimento de óleo de palma livre de desflorestação e de exploração humana, e empreende um esforço contínuo na descoberta de soluções inovadoras capazes de apoiar esse compromisso. O serviço Starling oferece tecnologia de última geração que nos permite monitorizar fiavelmente as eventuais alterações nas utilizações dos terrenos em toda a nossa cadeia de abastecimento, e tomar as ações necessárias para as prevenir e/ou reverter. Continuamos empenhados na aquisição de óleo de palma 100% segregado, certificado pela RSPO e rastreável até às explorações, e estamos confiantes de que esta ferramenta de verificação reforçará os nossos esforços por garantir uma cadeia de abastecimento de óleo de palma totalmente sustentável.”
Marco Gonçalves, Responsável de Aquisições e Avelãs da Ferrero
O Diretor Executivo da Fundação Earthworm aplaudiu esta atuação.
“A Ferrero encontra-se entre as primeiras empresas a aplicar a monitorização por satélite ao longo de toda a sua cadeia de abastecimento de óleo de palma, reforçando o seu compromisso de evitar a desflorestação e estabelecendo um novo padrão para a indústria em termos de transparência e responsabilidade. No entanto, a desflorestação é um desafio global, uma responsabilidade partilhada por todos os agentes das cadeias de abastecimento de bens. E representa um problema que nenhuma empresa é capaz de resolver individualmente. Para acelerar a luta contra a desflorestação, são necessárias mais empresas que apoiem os seus compromissos com planos consistentes de monitorização e verificação, e ações de resposta específicas. A sua dedicação coletiva e as suas ações coordenadas são cruciais para garantir o sucesso de todos os seus esforços.”
Bastien Sachet, Diretor Executivo da Fundação Earthworm
“Para proporcionar uma monitorização global e precisa da desflorestação, com um nível correto de escala e frequência, tivemos de desenvolver uma solução muito avançada, que combina a nossa melhor tecnologia de observação terrestre por satélite com uma análise da cobertura do solo por inteligência artificial. O nosso serviço Starling garante uma monitorização única, fiável e proveitosa, capaz de verificar e trabalhar ativamente nos compromissos de desflorestação.”
François Lombard, Diretor do Negócio de Inteligência da Airbus Defence and Space