17 Mar 2021

A Ferrero pede à UE “Acabar com a Era das Gaiolas”

Outras notícias

O Grupo Ferrero, em cumprimento do seu compromisso de adquirir ovos 100% livres de gaiolas, une-se a outras empresas alimentares de toda a UE no envio à Comissão Europeia e aos membros do Parlamento Europeu de uma carta que pede a eliminação progressiva da utilização de gaiolas na pecuária, começando pelas galinhas poedeiras.

A carta subscreve os objetivos da Iniciativa de Cidadania Europeia “End the Cage Age”, que pede a eliminação da utilização de gaiolas na pecuária em toda a União Europeia. A Compassion in World Farming uniu-se a 170 ONG europeias para lançar a iniciativa “End the Cage Age” no dia 11 de setembro de 2018. Um ano mais tarde, aquando da finalização do período de recolha de assinaturas, tinha obtido 1,4 milhões de assinaturas verificadas e tinha-se tornado na primeira Iniciativa de Cidadania Europeia sobre o bem-estar animal na pecuária bem-sucedida. Em toda a União Europeia, todos os anos há mais de 300 milhões de animais de pecuária confinados em gaiolas e jaulas.

A Ferrero, juntamente com a ALDI Nord (retalhista), o Barilla Group, a Fattoria Roberti (produtores de ovos), a IKEA (retalhistas), o Jamie Oliver Group, Le Groupement Les Mousquetaires (retalhistas), a Mondelēz International, a Nestlé e a Unilever coassinaram a carta, que frisa a solidez dos argumentos empresariais para a eliminação progressiva das gaiolas para as galinhas poedeiras, especialmente a nível da UE. Destaca que “existem sistemas livres de gaiolas amplamente utilizados, economicamente viáveis, que proporcionam melhores condições de vida às galinhas”. 

As signatárias realçaram que a revisão da legislação sobre o bem-estar animal, que se encontra atualmente em fase de elaboração, representa uma oportunidade ideal para acabar com a utilização de gaiolas na pecuária em toda a UE, começando pelas das galinhas poedeiras. Também afirmaram que estão dispostas a partilhar os seus conhecimentos e a colaborar para a consecução desse objetivo.

“Muitas empresas já se anteciparam a estas medidas e eliminaram as gaiolas nas suas cadeias de abastecimento. Um futuro livre de gaiolas é possível e já está a ser construído por algumas empresas progressivas.”

Olga Kikou, Diretora da Compassion in World Farming EU e Representante Substituta da Iniciativa de Cidadania Europeia “End the Cage Age”

Para a Ferrero, o bem-estar animal é um importante princípio das nossas iniciativas de aquisições éticas. Um dos nossos principais objetivos consiste em garantir a melhoria progressiva dos padrões de bem-estar animal nas cadeias de abastecimento de produtos de origem animal, e já estamos empenhados em adquirir ovos de sistemas livres de gaiolas para a nossa cadeia de abastecimento global.

“A nossa cadeia de abastecimento de ovos está totalmente integrada e, graças ao estreito trabalho com os nossos fornecedores, já utilizamos ovos livres de gaiolas na Europa desde 2014. Consideramos que isto teria de ser o normal para todas as empresas. Portanto, apoiamos sem restrições a ICE “End the Cage Age”.”

Francesco Tramontin, Vice-Presidente do Centro de Política Pública e Assuntos Institucionais da UE do Grupo Ferrero.

A Ferrero já atingiu em 2014 o seu objetivo de utilizar 100% de ovos livres de gaiolas na UE, e as nossas cadeias de abastecimento de ovos europeias representam 95% de todos os ovos que utilizamos a nível global.

O nosso compromisso atual consiste em adquirir todos os nossos ovos e ingredientes à base de ovos única e exclusivamente a explorações sem gaiolas a nível global antes do final de 2025.